Quais os 5 estados brasileiros mais avançados no plantio de Soja?

O plantio de soja segue em ritmo acelerado no Brasil. Entre os principais produtores, apenas Santa Catarina permanece com o nível de semeadura abaixo da média dos últimos cinco anos. No entanto, a diferença é pequena: 75% ante 76,6% em comparação às últimas temporadas. Os dados foram levantados pela consultoria Safras & Mercado, na última sexta-feira (19).


Todavia, a liderança é disputada cabeça à cabeça entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que já estão com a semeadura virtualmente terminada, com 99%. Em 2020, os índices neste mesmo período estavam em 96% e 95%, respectivamente.


Logo em seguida, um estado do Sul e outro do Centro-Oeste aparecem na vice-liderança: Paraná e Goiás, ambos com 97% das lavouras de soja instaladas.


Em terceiro lugar, aparece São Paulo, cujo índice de plantio já está em 92%, bem à frente do mesmo período do ano passado, quando apenas 50% do plantio tinha sido realizado.


A quarta posição é ocupada por Minas Gerais, com 85%, frente a 77% da média dos últimos cinco anos. Em quinto lugar, há triplo empate: Bahia, Santa Catarina e Tocantins. Os três seguem com 75% dos campos de soja semeados. Nesses três estados, os trabalhos seguem em ritmo mais adiantado do que no mesmo período de 2020.


Fonte: Canal Rural e Safras & Mercado

0 visualização0 comentário