Fertilizantes: portos do Paraná registram alta de 28% em desembarques no 1° trimestre

Os portos paranaenses são as principais portas de entrada de fertilizantes no país. A confirmação é do Ministério da Economia com base nos dados do primeiro trimestre do ano: cerca de 31,5% dos insumos importados pelo Brasil entraram pelo país por Paranaguá e Antonina.


De janeiro a março do ano passado, 149 navios descarregaram quase 2,4 milhões toneladas de fertilizantes. Já no primeiro trimestre deste ano, 191 navios descarregaram mais de 3 milhões de toneladas de adubo, um aumento de 28%.


Com o aquecimento na importação do produto, grande parte ocasionada pela antecipação de compra, o terminal paranaense aumentou a produtividade em 30%. A medida segue em vigência e a administração do porto informou também que está em permanente diálogo com o segmento para manter a fluidez e produtividade na descarga dos fertilizantes.


De acordo com a assessoria da Portos do Paraná, a capacidade de armazenamento ainda não está no limite, mas perto disso. Porém o movimento é dinâmico; com as chegadas e saídas constantes de embarcações, o volume vai diminuindo e abrindo mais espaço no estoque.


Hoje há 14 embarcações aguardando para descarregar cerca de 468 mil toneladas de fertilizantes. Há uma semana, eram 19 embarcações, com 614 mil toneladas aguardando. No mesmo dia em 2021 eram apenas 3 navios no line up.

Fonte: Canal Rural

0 visualização0 comentário