Exportação de soja do Brasil segue em forte alta até 2ª semana de janeiro

O Brasil exportou 124,28 mil toneladas de soja por dia até a segunda semana de janeiro, expressiva alta ante a média diária de 2,47 mil toneladas vista no primeiro mês do ano passado, mostraram dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) hoje (17).


O salto nos embarques ocorre em meio a maiores estoques de passagem de 2021, aliados à colheita da nova safra que está começando no Brasil. Em janeiro do ano passado, a oferta da safra anterior era restrita.


Mais cedo, as consultorias Pátria AgroNegócios e AgRural estimaram separadamente que a colheita de soja está abaixo de 2% da área da safra 2021/22, em meio a atrasos causados pela chuva. Ainda assim, o ritmo está à frente do mesmo período do ano passado, quando a oleaginosa foi plantada mais tarde por falta de umidade do solo.


Ainda de acordo com a Secex, a média diária de exportações de açúcar atingiu 60,35 mil toneladas, contra 100,14 mil toneladas exportadas ao dia em janeiro do ano passado.


Além de não ter sido registrada moagem de cana-de-açúcar no principal polo produtor do país, o centro-sul, durante a segunda quinzena de dezembro, as usinas não devem começar a próxima safra antecipadamente, o que limita a disponibilidade do adoçante.


Fonte: Forbes Agro



0 visualização0 comentário