Engenheiro agrônomo de Bom Despacho ensina como cultivar horta hidropônica

Márnisson Alves Araújo explicou entre outros aspectos, o que é preciso ter em casa para dar início ao cultivo hidropônico


Por Anna Lúcia Silva, G1 Centro-Oeste de Minas

22/08/2021 18h51 Atualizado há 2 dias

Cultivo de horta hidropônica — Foto: Gabriel Rodrigues/Divulgação


O cultivo de hortaliças sem o uso do solo está se tornando cada vez mais comum entre os produtores e pode ser uma boa opção em tempos de pandemia para quem mora em espaços sem contato com a terra, como apartamentos.


O G1 conversou com o engenheiro agrônomo e professor do curso de Agronomia do Centro Universitário Una, de Bom Despacho, Márnisson Alves Araújo, para esclarecer dúvidas e ensinar como iniciar uma horta na modalidade hidropônica. Veja abaixo: Como é realizado o processo de cultivo hidropônico? Segundo o agrônomo, a hidroponia é uma técnica de cultivo que não utiliza o solo. As raízes das plantas cultivadas sob sistema hidropônico vão receber uma solução nutritiva equilibrado contendo todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. "O sistema mais utilizado para hidroponia é o NFT, que conta com um reservatório onde é colocada a solução nutritiva, e há também uma bomba que joga a solução para o sistema de canos e a solução circula para o sistema que volta para reservatório em função da gravidade. Este sistema vai manter um fluxo com base na programação que é feita no timer, que aciona a bomba em momentos específicos. Estas plantas são cultivadas até o ponto de colheita e traz várias vantagens para o produtor rural", destacou. Como pode ser feita uma horta hidropônica? Além do consumo próprio, a horta pode ser montada para fins comerciais, em diferentes tamanhos e sistemas cobertos por estufas, ou sistemas adaptados, que podem ser ajustados em pequenos espaços, desde que haja incidência de luminosidade para que a planta faça fotossíntese e tenha um bom desenvolvimento.

É possível ser feito em casa? O agrônomo explica ainda, que o cultivo hidropônico é uma excelente forma de cultivo de vegetais para pequenos espaços e pode ser feito em casa ou até mesmo apartamento, desde que não tenha intervenção de um sombreamento. "O sistema pode ser adaptado, contendo o canal de cultivo, feito a partir de canos de PVC de 75mm, o reservatório, onde será colocada a solução nutritiva, a bomba; encontrada em lojas agropecuárias, a tubulação de transporte; que é a mangueira conectada à bomba, que vai levar a solução nutritiva do reservatório até o canal de cultivo, o temporizador ou timer onde é feita a programação e a bancada de sustentação", explicou. O que a pessoa precisa ter em casa para iniciar uma horta deste tipo? A estrutura básica são os canos dimensionados de acordo com o espaço. Ele explica que o reservatório pode ser improvisado com um galão ou caixa d’água. Também será preciso uma bomba simples, que pode ser adquirida em lojas agropecuárias, a tubulação de transporte, o temporizador ou timer de programação para ligar/ desligar a bomba e a bancada para dar sustentação a horta, que pode ser montado em formato de bancada ou escadinha, adaptado de diferentes maneiras.

Quais os benefícios do alimento hidropônico? São produzidos com baixo uso de defensivos agrícolas, um grande benefício. Este sistema é realizado em ambiente protegido (estufa) o que vem a dificultar a entrada de pragas e doenças. Os alimentos hidropônicos também tem um diferencial de ter um bom aspecto visual. São limpos, pois são cultivados na água, e possuem excelente valor nutricional. Além de saudável, o alimento hidropônico é sustentável? Para o profissional, o cultivo é de fato saudável e sustentável. O ponto de visto da sustentabilidade, cultivar alimentos com uso desta técnica traz benefício à saúde de quem consome os alimentos e diminui os impactos ambientais e o custo de produção é menor para o produtor rural.

Qual a diferença do alimento hidropônico e do cultivado com campo aberto? No sistema de hidroponia, utilizam-se os defensivos agrícolas em escala menor. Estes alimentos têm baixo resíduo de defensivos, se comparado aos alimentos cultivados em campo aberto, onde os defensivos são utilizados para combater pragas e doenças. "Na hidroponia, como o sistema é fechado e não é utilizado o solo, há uma baixa incidência de pragas e doenças, o que é um diferencial importante", finalizou.


#dicasdeblog #WixBlog

0 visualização0 comentário